Mudança de Alimentação - o Porquê e Receita da "minha" Massa Primavera com Maionese de Cajú (Home Made. Vegan. Healthy)

Não, não se preocupem. 
Não somos mais um blog que pretende inundar-vos de receitas e receitinhas e afins. 
Mas sim... Vamos também partilhar as nossas aventuras e desventuras pelo mundo da culinária saudável. 
Não pretendo vir para aqui ensinar mas sim partilhar convosco aquilo que tenho experimentado no meu dia-a-dia com este novo desafio que se me apresentou e que foi o aumento de peso da S. 
Não soem os alarmes pois a S. não está obesa! A verdade é que a minha princesa sempre foi uma criança de baixo percentil no peso - abaixo dos 25%, desde que nasceu e agora no último ano, sensivelmente, aumentou para o percentil 50, o que fez com que o pediatra accionasse de imediato as suas red flags e me apontasse o dedo dizendo: 
                   
                                - Mamã! Está a oferecer os alimentos errados à S.! Vai criar uma criança obesa e cheia de problemas tanto a nível emocional como físicos, já para não falar dos custos para a saúde pública. 

Como se não bastasse, e continuando no mesmo tom acusatório, alertou-me para os inúmeros perigos da obesidade, do absentismo e outras demais consequências que advêm do excesso de peso.
Confesso que sai daquela consulta de rotina a sentir-me a pior mãe do mundo. Como poderia eu estar a causar tanto dano ao meu bem mais precioso? 
Ainda meio abananada, cheguei a casa e vi-me com um dilema... O que fazer para o jantar?!
Aí parei uns minutos para reflectir no que tenho andado a fazer de errado. 
A S. desde sempre foi uma criança selectiva na alimentação. Nunca foi muito amiga de carne, ainda hoje é impossível fazê-la comer por exemplo um bife que não seja de perú ou frango (e mesmo estes não podem estar "escuros" ou ter gordura (o que lhes chama de cuspo por mais absurdo que seja). Começou a "gostar" de fast food tinha já 6 anos e mesmo assim era duas ou três dentadas e já bastava (num hambúrguer de frango ou douradinhos). Em casa, comemos sopa em muitas das refeições, fruta de todas as maneiras e feitios são ordem diária das nossas refeições... E foi aí que me bateu... A S. começou a experimentar alimentos diferentes, mais processados, quando entrou para a escola e quando deixou de estar em casa onde até a papinha de fruta era home made by mom. Atenção! Não quero com isto dizer que a culpa foi da escola e das refeições na escola. Mas... que aí se deu a grande  e primeira principal mudança nas nossas rotinas sim.
A entrada na escola trouxe consigo uma série de alterações nas nossas vidas, desde os horários das refeições à quantidade de refeições por dia e à quantidade ingerida na refeição. - Têm que comer tudo o que está no prato senão ficam de castigo não vão ao intervalo! - ninguém tem ideia das lutas que tenho tido com a escola neste sentido. Explicar que a S. não come determinados alimentos ou que não está habituada a comer 2 pratos (sopa e refeição principal) e fruta no final da refeição ou que por vezes a criança pode simplesmente não ter muita fome naquele dia porque o lanche foi mais rico ou simplesmente porque não se sente tão bem é quase uma missão impossível!!!). 
A mudança nas minhas rotinas laborais foi outra das grandes alterações no nosso percurso diário. Deixei de planear refeições, confeccionar as coisas (quase) todas que comemos, passámos a ter horários alucinantes de vida e de refeições (temos dias que chegamos a casa às 22h e só aí depois dos banhos e afins vamos jantar). Não sou inconsequente, não de todo, apenas tive que aproveitar o que  a vida me ofereceu em termos profissionais, nesta fase (passámos após a minha cirurgia e longa recuperação por momentos difíceis financeiramente e, sinceramente prefiro jantar mais tarde do que não ter o que jantar - Sue me...)

Enfim... chega de lamurias! Há que voltar à questão central: O aumento de percentil e, consequentemente, de peso da S.
Agora é hora de arregaçar as mangas e recuperar o que está errado (para mim é o que está menos bem 😜) e (re)adoptar um estilo de vida mais saudável, mais consciente e mais activo.

Já tínhamos começado com os pequenos-almoços, seguiram-se as lancheiras (que fui partilhei nas  redes sociais) e agora sim, finalmente, estamos em condições de ir partilhando convosco as restantes refeições e gulodices que vamos experimentando. Sim, porque isto não está a ser fácil! Estamos em pleno processo de reeducação alimentar. Todos os alimentos, sabores, texturas e informações visuais dos alimentos estão a ser alvo de uma escrutinada avaliação pelos sentidos da S. Tal como foi quando era bebé e fizemos a introdução passada de novos alimentos, agora estamos a reviver essas experiências (Acreditem quando vos digo que é bem mais penoso para nós agora que eles são mais crescido e também para eles, agora não se pode só dizer que os olhos também comem como também é preciso lembrar que as memórias dos alimentos menos bons que eles foram aprendendo a gostar nos últimos tempos são também, e talvez até, na minha opinião o maior obstáculo a esta alteração.

E é exactamente daqui, e com o intuito de motivar a S. (e a mummy 😉) a novas experiências alimentares que decidi começar a partilhar receitas e opiniões aqui no blog.
Espero que possam ser-vos úteis e se puderem e quiserem, partilhem também as vossas receitas, desafios com a alimentação (vossa e das vossas proles), que nós por cá vamos assumir o compromisso de partilhar, informar e apreciar.


Agora sim... At last but not least...

Massa Primavera com Maionese de Cajú (Home Made. Vegan. Healthy and deliciously)




Ingredientes:

- esparguete integral
- ervilhas
- milho
- batata doce laranja
- courgete
- tomate cherry
- coentros
- maionese de cajú




Coza as ervilhas e o esparguete e reserve. Corte a batata e a courgete em cubos de tamanho semelhante, coloque num tabuleiro e tempere com alho em pó, sal, pimentão doce, pimenta e azeite. Misture bem e espalhe no tabuleiro levando ao forno os legumes para assar.
Num prato coloque o esparguete, as ervilhas e o milho e por fim os legumes assados. Tempere com maionese de cajú ( a receita é do Made by Choices e pode vêr aqui) por fim junte uns salpicos de coentros frescos e acabadinhos de picar e agora é só deliciar-se. Bon apetite!

Comentários

Mensagens populares