Metabolismo Versus Perda de Peso

Metabolismo Versus Perda de Peso**


Desde à algum tempo que oiço dizer que tenho de acelerar o meu metabolismos para evitar engordar. Que comecei a ganhar peso porque o meu metabolismo diminuiu ficou mais lento. 

Pois...É capaz... não sei bem como ou quando ele decidiu mudar de rumo mas a verdade é que algo deve ter acontecido no meu dia-a-dia que proporcionou o meu aumento de peso. 


Mas afinal o que é isso de metabolismo e como posso eu controlar o seu ritmo? Mais, como evitar que isso prejudique a minha saúde?

O metabolismo corresponde ao conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem em todos os organismos vivos e que se pode organizar (de modo muito simplista) em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância noutra que sirva para o seu desenvolvimento e reparação).


Quando o catabolismo supera em actividade o anabolismo, Tcharam... o organismo perde massa e tendemos a emagrecer :) ; mas, se o anabolismo supera o catabolismo, o organismo cresce/ ganha massa, ou seja, ganhamos peso...O ideal é que ambos os processos estejam em equilíbrio!!Pronto! Definidos os termos vamos ao que interessa. Como acelerar o meu metabolismo para ajudar a emagrecer??

Tenho pesquisado bastante acerca do assunto e encontra-se uma panóplia de dicas (algumas algo absurdas) na internet, contudo consegui encontrar alguns factores comuns e que me parecem mais "acertados" por assim dizer... Então são eles:

1. AUMENTAR O APORTE HÍDRICO



Cerca de 75% do nosso organismo é água e com toda as actividades que desenvolvemos diariamente vamos reduzindo o "deposito hídrico" que nos sustenta por isso é importante beber bastante água. Além de mantermos o corpo hidratado, estamos a promover a capacidade do nosso organismo de manter optimizadas as reacções químicas. Quando o nosso corpo fica desidratado o nosso metabolismo fica mais lento.

2. COMER VÁRIAS VEZES AO DIA

Pois assim evitamos colocar o tal do catabolismo a trabalhar mais que o anabolismo... Ou seja quando passamos aquelas longas horas sem comer ( períodos de catabolismo) o nosso organismo é forçado a recorrer às reservas de nutrientes e procura economizar energia, contudo, ao contrário do que muitas de nós pensamos o metabolismo está a diminuir (mesmo que esteja a recorrer ao consumo dos nutrientes de reserva). Ao diminuir, ficar mais lento, vai queimar menos calorias e qual é o resultado? Certamente que não o que esperamos com os períodos de privação alimentar, não perdemos peso.

Vamos então Evitar isto! o truque é comer pequenas porções de comida várias vezes ao dia, deste modo vamos conseguir manter a homeostase metabólica. ;)

3. AUMENTAR O CONSUMO DE PROTEÍNAS

E porquê questionam-se vocês... Na verdade, os alimentos ricos em proteína, como por exemplo a carne, o leite e o ovo, são mais lentamente digeridos quando comparados com os carbohidratos ou as gorduras o que faz com que dispendamos mais energias no processo de digestão e, consequentemente mais calorias, logo... aumentamos o metabolismo :)

4. PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO EM INTERVALOS REGULARES E CONSISTENTES


De acordo com os especialistas, o treino intervalado, consistente e regular  apresenta-se como o mais eficaz método de treino e consiste apenas em alternar exercícios de intensidade elevada com exercícios de baixa a média intensidade, por um período máximo de até 30 minutos ( Treino tipo Tabata).
Este tipo de treino faz com que o corpo continue a queimar calorias por até uma hora depois de terminarmos a actividade propriamente dita, o que é claro... eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.


5. NÃO SALTAR REFEIÇÕES!!!

Comer de modo regular, o ideal seria de 3 em 3 horas, vai estimular o nosso metabolismo e ajudar na perda de peso já para não dizer que, se saltarmos refeições vamos comer mais e tudo o que comermos irá transformar-se naquilo que não queremos em vez de ser "inteligentemente" absorvido e utilizado pelo nosso organismo.


6. DORMIR BEM E A QUANTIDADE DE HORAS ADEQUADAS

Já as nossas avós diziam que uma noite perdida não se recupera e a verdade é mesmo essa! Uma noite mal dormida ou dormir poucas horas vai prejudicar o nosso metabolismo, baralhar o nosso sistema hormonal já para não dizer que nos irá deixar bastante cansados, de mau humor e irritáveis, tudo isto vai gerar ao longo do dia, ou dos dias, se forem como eu, uma enorme carga de stress e incapacidade de gerir até as tarefas mais básica.


7. GERIR O STRESS DIÁRIO

Claro!! até porque é a coisa mais fácil do mundo né? 
Pois é... Não é fácil mas também não é impossível e os resultados são life changing.
O Stress, inimigo do nosso século é também um dos maiores fatores "despromovedores" de qualidade de vida. Como gerir o stress? Meditação, relaxamentos, caminhadas, corridas... enfim aquilo que resultar para ti é o que deves escolher. Comigo confesso que depende dos dias. Tem momentos em que me apetece (sim, apetece!!!) meditar, outras vezes um passeio à beira mar, por isso escolhe aquilo que resulta contigo e vê e sente as diferenças nos teus dias.



Existem ainda muitas outras dicas que garantem ser o fator X nesta luta mas o meu conselho é adaptares às tuas necessidades, ao teu estilo de vida, àquilo que  tu precisas neste momento e isso, pode ser hoje um conjunto de escolhas e amanhã outras.
Não há fórmulas mágicas e garantidas!
Conta-nos algumas das dicas que segues!! :)

Bjoquitas 💋


**O objectivo destes artigos no blog é informar e ajudar a encontrar respostas ou soluções mais saudáveis e naturais para situações do nosso dia-a-dia. Este blog não pretende ser um guia! Pelo que apelamos à sua consideração acerca do adoptar as sugestões e opiniões nele descrito as quais são adotadas pela sua inteira responsabilidade e consciência.



Comentários

Mensagens populares