Não há Mães (Im)Perfeitas...



São 6:30 da manhã... a noite foi terrível mas não importa! É hora de me arrastar para fora da cama e dar início a mais um dia... A tua escola apenas começa às 8h mas até lá há muita coisa para fazer e... ... muito pouca vontade! Estou cansada! Agora só me apetecia estar enfiada na cama e dormir até meio do dia.
Como que num rasgo de loucura penso... também... se não fizer tudo o que habitualmente faço.. não faz mal! E, como num gesto meio que robotizado, carrego no snooze. Mais 10 minutos! Só mais 10 minutos e saio da cama. 🕑😪
Os 10 minutos transformaram-se em 60 e sem dar por ela acordo meio estremunhada, mas com a certeza de que estamos atrasadas!!!😱 PÂNICO TOTAL!!!
Ainda por cima a tua primeira aula hoje é ciências e aquela professora... Jesus!!
Acordo-te, ajudo-te a vestir enquanto bebericas uma caneca de leite (eu sei.!, não consegues comer nada quando acordas, por isso o leite é um suplício), para ajudar à festa, temos o drama da roupa... esta camisola pica, as calças fazem doer, o cabelo dói ao pentear ... chega!! entre gritos e choros, lá consigo fazer o lanche, pegar na mochila e enfiar-te no elevador. Enquanto estou a abrir a porta do carro olho para o teu doce rosto, lavado em lágrimas de quem foi literalmente arrancado do ninho e atirada para o dia sem ter tido sequer tempo de acordar e dizer até logo ao sonho "cor de rosa" que estava a ter.
Bolas!, penso... se não fosse aquela professora ser como é, isto não era necessário... Tolerância, compreensão, empatia... é assim tanto para pedir a estes professores de 2º ciclo?, São crianças que, até à uns meses atrás, não muitos,  entravam uma hora mais tarde na escola, só tinham 1 professor, eram mega protegidos por funcionários... enfim... 5º ano!! são só uns meses que diferem para o 4º ano... cresceram em 2 meses? são seres humanos diferentes? têm que estas crianças ter obrigatoriamente amadurecido nas suas emoções e cognições em 2 meses?
Sinto-me revoltada... mas, agora não há tempo para pensar nisto e então, reparo que na correria os dentes não foram lavados e a cara, essa foi-se lavando com as lágrimas que vão correndo...
- És má! dizes entre soluços...
E sim meu amor! Sinto-me a rainha má dos contos de fada que costumamos ler.. Espero que um dia entendas...
Bem... lá chegamos à escola, e, agora regresso a casa não com a sensação de missão cumprida mas com um sentimento de culpa do tamanho do mundo.
Sinto-me péssima! Incompetente! Que raio de mãe sou eu?? Não consigo fazer absolutamente nada de jeito... Nem em casa... a minha casa tá um caos, nem no trabalho... está tudo atrasado, nem tempo para mim tenho. E a minha princesa, que é o meu mundo, não tem uma mãe presente, não tem uma mãe com tempo... Todo o tempo que estou em casa há tarefas a cumprir, a escola atribui milhares de tpc´s e trabalhos de grupo ou individuais, 5 disciplinas cada um atribui 2,3 ou até 4 páginas de tpc, tirando os teste e a vida que existe para além da escola... quando chego a casa, o pouco tempo é dividido entre o confeccionar da refeição, o banho e tpc´s até às tantas da noite, nisto, é a hora de ir para a cama quando me pedes se podes, por favor, ver um bocadinho de bonecos na tv até adormecer porque hoje não viste ainda nenhuma televisão...
- Claro! Mas só um bocadinho, porque amanhã é dia de levantar cedo!
- Mamã... chamas enquanto saio do quarto em mais uma tentativa de, consultar os mails desde que cheguei a casa (ainda tenho tanto que quero fazer antes de ir para a cama!) - Podes deitar-te aqui ao pé de mim? Tenho saudades tuas!!
As lágrimas espreitam no canto do meu olho, deito-me contigo e dou-te um abraço forte. Eu também estou morta de saudades tuas princesa! Sinto falta de ti, de nós, do que costumávamos fazer quando eras mais pequena (como se agora fosses muito grande...).
- Hummm... - dizes enquanto te abraço
- O que foi? pergunto-te
- Cheirinho de mamã!!
Nisto derretes-me! As lágrimas que sustentava dentro de mim caem! Nesse momento, tudo o que se passou deixa de existir, tudo se dilui no momento e eu tenho a certeza de que apesar de tudo tu vais ficar bem! Tu vais crescer saudável! Tu vais entender! Conheço a matéria prima de que és feita!
Por isso peço-te perdão! Perdoa-me todas as vezes que não estou a 100%, mas entende que são necessárias essas minhas ausências.
Não sou perfeita, nem o quero ser! Não sou uma mãe perfeita, mas também não sou imperfeita. Sou o melhor que sei e posso, com as minhas imperfeições, cabelos fora do sítio mas com a certeza de que és o meu mundo. Sei que sabes e sentes que te amo! Por isso perdoas as minhas falhas...
As raízes que estamos a "enraizar", a semente que coloquei no mundo, o porto de estamos a cimentar é nada mais que o resultado destas minhas (im)perfeições.
Não há mães perfeitas... Também não as há imperfeitas... Existem Mães!

Por ti, todos os dias desta minha vida, e das que estão por vir, daria a minha vida!
Amo-te Incondicionalmente Para Todo o Sempre!

Desta tua mãe perfeitamente imperfeita.💖💖

Comentários

Mensagens populares